Abicalçados e Apex-Brasil celebram parceria de R$ 41,4 milhões
12/12/2014
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) firmaram, na noite de ontem (10), em Novo Hamburgo/RS, a renovação do convênio para a manutenção programa Brazilian Footwear. Com um aporte total de R$ 41,4 milhões nos próximos dois anos, sendo R$ 28,5 milhões provenientes da agência ligada ao Governo Federal e R$ 12,9 milhões contrapartida da Abicalçados, o programa prevê ações para o relacionamento com empresas, desenvolvimento, promoção comercial e de imagem orientadas aos mercados-alvo do programa – Estados Unidos, México, Colômbia, Alemanha, Emirados Árabes, China e Rússia.
Na oportunidade, o presidente-executivo da Abcalçados, Heitor Klein, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento qualitativo das exportações de calçados brasileiros, que antes da parceria com a Apex-Brasil eram comercializados na modalidade private label, ou seja, sem marca própria. Assinado pela primeira vez no ano 2000, o convênio com a Apex-Brasil, proporcionou um incremento de mais de 50% no número de destinos do produto verde-amarelo. “As empresas brasileiras exportadoras passaram a ser protagonistas do processo através da agregação de valor aos seus produtos e consolidação das marcas no mercado internacional”, destacou o executivo, lembrando que, há 14 anos, o calçado tinha como destino uma centena de países, número que passou para 150 no ano passado.
O Brasil que dá certo
Visivelmente emocionado, o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, frisou a parceria entre as entidades, destacando que, dos 17 anos da Apex-Brasil, 14 deles foram ao lado da Abicalçados. Iniciando a carreira como gestor de projetos na agência do Governo Federal, Borges ressaltou a importância de celebrar a vitória representada por cada passo, em referência à renovação do Brazilian Footwear. “É importante enxergarmos o Brasil que dá certo e essa parceria com a Abicalçados é um exemplo disso. Eu fico emocionado quando vejo o esforço do setor que, mesmo com dificuldades, está trabalhando com projetos inovadores e exportando nosso produto para o mundo”, disse, acrescentando que as pessoas podem não serem as mesmas no futuro, mas o projeto irá continuar prosperando.
Ao final da intervenção, a Abicalçados entregou uma placa em homenagem aos 17 anos da Apex-Brasil e em celebração à profícua parceria entre as entidades.
Apresentação
A cargo dos gestores de projetos da Abicalçados e da Apex-Brasil, Cristiano Körbes e Mariana Gomes, o evento contou, ainda, com a apresentação das ações do Brazilian Footwear para o biênio 2015/2016. Com foco no fortalecimento do relacionamento com as empresas exportadoras, desenvolvimento para o mercado internacional, promoção comercial e de imagem, o programa tem como destaque a segmentação dos associados por níveis de maturidade exportadora. Serão cinco níveis, o número um para empresas que estão iniciando ou querem iniciar no mercado externo e o cinco para as mais experientes e estruturadas na área de exportação. “O objetivo é fornecer um apoio diferenciado de acordo com a necessidade de cada empresa”, explicou Körbes.
Confira as principais ações para o biênio 2015/2016
Desenvolvimento
- Portal do Desenvolvimento, ferramenta virtual para trocar de informações entre as empresas;
- Estudos e relatórios de mercado;
- Cursos de Marketing e Design em parceria com a ESPM-Sul e Istituto Europeo di Design (IED);
- Plataforma de criação coletiva Moda Co, instrumento de aproximação de designers com a indústria calçadista;
- Maratona MUDE, evento que vai para a sua segunda edição e que trava uma “batalha criativa” entre designers para a produção de calçados em 24hs e também prevê uma série de palestras com renomados profissionais do setor;
Promoção comercial
- Projeto Comprador VIP, com a vinda de compradores internacionais selecionados para feiras e showrooms no Brasil;
- Export Thinking, programação de seminários e matchmaking em plataformas comerciais internacionais (em feiras, eventos e missões internacionais);
- Missões comerciais;
-Vitrine Virtual, ferramenta que visa aproximar as marcas dos compradores internacionais através de showrooms virtuais;
- Serviços de agentes comerciais internacionais;
- Desenvolvimento de pop up showrooms para geração de negócios e posicionamento de marca;
Promoção de Imagem
- Participação na Vogue, publicação de moda de circulação internacional;
- Photocall, eventos de relacionamento com a imprensa internacional;
- Projeto Imagem, com jornalistas de veículos setoriais internacionais nas principais feiras de calçados do Brasil;
- Fashion Bloggers, projeto que traz blogueiras reconhecidas no mundo da moda para conhecer e divulgar o calçado brasileiro nos seus respectivos países;
- Serviço de Relações Públicas nos principais mercados para trabalhar as marcas associadas;
- Calçado da Fama, com a inserção em eventos com celebridades nos Estados Unidos;
- Fashion Trip, vinda editores dos principais veículos de moda do mundo, com visitas direcionadas às fábricas, lojas conceitos e showrooms para divulgação das marcas;
- Campanhas do calçado brasileiro para público final nos principais centros mundiais do consumo;
- Apoio a projetos beneficentes através do braço Brazilian Footwear Social, fortalecendo a marca através do exercício da responsabilidade social.
Mais informações sobre o programa e associações através do e-mail monalisa@abicalcados.com.br ou pelo telefone 51 3594 7011, com Monalisa Santos.