Nova Iguaçu põe a mão na massa
02/12/2014
Por: Notícias de Nova Iguaçu
Uma carreta instalada em frente a sede da Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu (Semas), através de parceria com o Sistema FIRJAN e o Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias da Baixada Fluminense (SIMAPAN), está sendo utilizada para aulas práticas de panificação e confeitaria, que tiveram início nesta quinta-feira (27). O curso que é gratuito, tem duração de 300 horas e os formandos sairão com diploma emitido pelo Senai.
Localizada na Rua Luiz Guimarães, nº 956, Centro de Nova Iguaçu, a sala de aula móvel é composta por uma cozinha industrial com equipamentos de última geração, e tem capacidade para atender até 20 alunos, por turno. Pães, salgados fritos e assados, bolos, tortas, coberturas e recheios são preparados pelos alunos ao longo do curso e toda produção é oferecida a degustação, para as famílias que esperam atendimento na Secretaria de Assistência Social.
Mas antes de colocarem a mão na massa, os alunos passaram por um mês de aulas teóricas, oferecidas em uma sala da Semas. Conceitos sobre preparo, manipulação de alimentos, higiene e segurança foram os temas abordados. Atualmente, duas turmas, totalizando 40 alunos, estão em curso com conclusão prevista para janeiro. As aulas são ministradas de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Inicialmente, a parceria com a prefeitura de Nova Iguaçu terá duração de seis meses onde outras quatro turmas estão garantidas para serem formadas na cidade. Caso a procura pelos cursos aumente, a parceria será renovada. “Existe a oportunidade de oferecermos o curso por mais seis meses, já que a procura está sendo grande, uma vez que todos os alunos que concluírem a atividade, já sairão daqui empregados na área”, garante o presidente do SIMAPAN, Henrique Balbino Seita.
Para a secretária da Semas, Cristina Quaresma, o curso é um grande ganho para a cidade. “O momento é de muita expectativa, uma vez que abrimos o leque das oportunidades para a nossa população. Fizemos adaptações no piso e iluminação só para receber essa carreta. Muitos aqui já trabalhavam no ramo alimentício, mas faltava a qualificação. Essas pessoas certamente serão empregadas por empresas da região, fazendo com que os estabelecimentos e o consumidor final também sejam beneficiados”, avalia.
Toda matéria prima, equipamentos, uniforme e professores utilizados no curso são oferecidos pelo Senai. A unidade móvel tem capacidade para produzir até 200 pães, por turno.
Os interessados em se inscrever, devem ser maiores de 18 anos, ter ensino fundamental completo e residir em Nova Iguaçu. O cadastro é feito no Cras do Centro, que fica na Rua Teresinha Pinto, nº 297, 2º andar, de segunda a sexta, das 9h às 16h. É preciso levar identidade, CPF e comprovante de residência. A prioridade é para as famílias de baixa renda. Mais informações pelo telefone 2765-3821.
Sonhando com o futuro
Trabalhando em padarias desde os 14 anos, Andreia Merces, 36, vê no curso a oportunidade de aumentar a sua renda como profissional. “Sempre fui auxiliar e tudo que tinha aprendido antes do curso foi vendo como os profissionais trabalhavam. Agora, com o diploma, terei minhas próprias receitas e um diploma de peso. Sonho em abrir minha padaria um dia”, diz a moradora do bairro Rancho Novo.
Já Érica Martins, 26, foi com a mãe na Semas para se cadastrar no Vale Social e ficou encantada com o curso. “Ganhei uma prova dos pães e adorei. Quero até repetir. Além disso, vou me inscrever para fazer o curso”, afirma ela que mora em Corumbá.