Limpeza, organização, atendimento de alta qualidade e lazer. Tudo isso em uma grande oficina mecânica ao ar livre. Este é o projeto de Inspeção Veicular Gratuita (IVG) que ocorreu no último fim de semana (08 e 09/11), no SesiPapa, em Cuiabá. O trabalhador de uma distribuidora de combustíveis, Joanilson Fábio Ramos e a esposa Elisângela Regina Lima, que é pedagoga, não imaginavam que levar o carro para uma vistoria seria tão agradável. “Ficamos preocupados achando que o atendimento iria demorar, mas foi muito ágil e eficiente. Enquanto meu esposo fez a inspeção, as crianças (Eliza, Emily e Henrique) e eu, nos divertimos”. Com espaço de massagem e pula pula, o IVG atendeu toda a família, além de garantir a segurança de quem voltou para casa sabendo exatamente as condições do veículo.
Durante os dois dias do IVG, foram 450 automóveis diagnosticados por 40 profissionais de 26 oficinas, que trabalharam de forma voluntária. Eles vistoriaram 68 itens diferentes em cada veículo. No caso de Ramos, o problema estava no amortecedor e nos pneus. “Como nosso dia a dia é muito corrido, faltou tempo de procurar uma mecânica. Agora já sabemos exatamente o que precisa ser feito antes de sair de férias”, explica o proprietário. Alguns motoristas chegaram antes das 7h, como é o caso do auxiliar administrativo, Marcos Jaci London Silva, que foi o segundo na fila de inspeção. “Eu ainda não fiz a revisão e queria ter certeza sobre a situação do carro. Agora me sinto mais seguro para manda-lo à oficina”.
Ao término do atendimento, cada condutor recebeu um diagnóstico por escrito dos problemas do veículo. Eles também foram orientados a procurar uma das empresas associadas ao Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso (Sindirepa-MT) para fazer as reparações em até 60 dias e, assim, receber 10% de desconto. Além disso, cada participante teve acesso a uma cartilha com informações e dicas para ter um veículo seguro e que polua menos o meio ambiente.
De acordo com o presidente do Sindirepa, Elias Pedrozo, o número de acidentes por defeito mecânico é alto, principalmente na época de férias. “O que estamos fazendo aqui é uma ação social em prol da vida, não apenas do condutor, mas da família. O fato destes profissionais serem voluntários de empresas conceituadas de Mato Grosso, faz com que o diagnóstico seja seguro e garantido”.
Ele falou, ainda, sobre a demanda por mão de obra qualificada no segmento automotivo, o que levou o sindicato a fomentar a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Hoje, além de aulas presenciais, qualquer pessoa pode realizar o curso online, gratuito, em Noções Básicas de Mecânica Automotiva. Basta acessar o site: senaimt.com.br/ead. O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, marcou presença no evento e disse estar bastante satisfeito com a organização dos estandes e também com o atendimento. “O IVG é uma bela iniciativa em benefício da população. Muitos acidentes podem ser evitados com essa ação”, pontua.
Espaço beleza
As mulheres marcaram presença no IVG. Além de dar um charme a mais ao evento, elas puderam aproveitar os serviços de massagem de mãos e a Quick Massage. Os dois atendimentos foram feitos pelo Sebrae em Mato Grosso, Universidade de Mato Grosso (Unic) e Serviço Social da Indústria (Sesi-MT). A estudante de psicologia, Ana Reis, que decidiu acompanhar o namorado na vistoria, aproveitou para relaxar um pouco. “Adorei o evento, foi tudo muito bem pensado e a massagem estava uma delícia”, revelou. No domingo, o Sesi-MT disponibilizou uma unidade volante para a aplicação da vacina contra a gripe, beneficiando mais de 100 pessoas.
O IVG é uma ação do Sindirepa-MT, em parceria com o Sebrae em Mato Grosso, por meio do Projeto Setor Automotivo de Cuiabá. O objetivo é conscientizar motoristas sobre a importância de fazer a manutenção preventiva, evitando assim altos custos com manutenção corretiva.