O PLÁSTICO QUE VALE OURO...RECICLADO, O PLÁSTICO GRANULADO VIRA SACOLAS PARA COLETAR LIXO
03/11/2014
O empresário Gusmão Heleno, de 38 anos, trabalha há mais de cinco anos fabricando sacos para coleta e embalagem de resíduos. Sua empresa, a AGL Indústria de Embalagens, cujo nome de fantasia é Embala Lixo, está instalada na avenida Carlos Chagas, 202, no bairro Cidade Nova, município de Santana do Paraíso. Os sacos de lixo que a sua indústria produz são encontrados pelos consumidores em 95% dos estabelecimentos comerciais do Vale do Aço, e ele ainda vende parte da sua produção para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Gusmão Heleno, ao lado de uma das modernas máquinas de sua empresa
Até algum tempo atrás, Gusmão comprava a sua matéria-prima – plástico granulado reciclado – de fornecedores de São Paulo e Belo Horizonte. Há alguns meses, ele instalou na empresa uma máquina que produz o granulado, gerado a partir de plásticos limpos, tais como sacolas de arroz ou feijão, embalagens de colchões, plásticos gerados por indústrias, sobras de plásticos que embalam produtos em supermercados. “Só não utilizamos os plásticos que tenham qualquer espécie de sujeira ou resíduos”, explica o empresário, que paga R$1,50 para cada quilo de plástico que adquire.
O plástico reciclado e granulado é então derretido numa extrusora, que gera uma bobina com larguras específicas de acordo com o tamanho do saco que será produzido. Em outo equipamento, o plástico da bobina é cortado e soldado nas dimensões exatas, e os sacos produzidos são acondicionados em forma de rolos ou pacotes, e destinados ao mercado.
VALE OURO
Em entrevista exclusiva ao caderno Ecologia, Gusmão Heleno afirma que muita gente anda perdendo uma boa oportunidade de ganhar dinheiro. “Tem gente que vende estes plásticos muito barato, e outros que os jogam fora, agredindo o meio ambiente. Nós pagamos R$1,50 para cada quilo que nos é entregue. Nossa empresa é local, gera empregos, renda e tributos. Nosso preço é muito melhor e nossa entrega é rápida, e quem sai ganhando com isto são os comerciantes e os consumidores. Trabalhamos de acordo com normas específicas, atendendo a todas as normas de segurança e com todas as licenças ambientais necessárias”, explica Gusmão.
Além disso, o empresário destaca que a Embala Lixo é uma empresa social e ecologicamente responsável. “Fabricamos um produto de qualidade a preços competitivos, e ainda contribuímos para diminuir a quantidade de plástico reciclável que, de outra maneira, iria acabar agredindo a terra e os cursos de água. Assim, quem gerar este tipo de plástico limpo em sua empresa pode nós procurar, que nós vamos ajudá-lo a resolver o problema, e ainda vamos pagar muito bem por isso”, conclui Gusmão Heleno.
SERVIÇO:
AGL Indústria de Embalagens – Embala Lixo
Rua Carlos Chagas, 202
Bairro Cidade Nova – Santana do Paraíso
Telefones: (31) 3822-6050 / 3091-9404
www.embalalixo.com.br – agl.industrial@hotmail.com