Cerca de 200 empresários, principalmente do setor industrial da panificação, negociaram com 30 fornecedores de SP, MG, MS e MT em encontro do Sebrae MT em Cuiabá
Cuiabá (MT), 22.08.2014 – Foi um encontro de empresários interessados em crescer e adquirir equipamentos, insumos, novos produtos, tecnologias, conhecer tendências e fazer novos contatos com fornecedores de MT e outros estados do setor de alimentos e bebidas. Cerca de 200 de Cuiabá e região metropolitana participaram do evento promovido pelo Sebrae MT denominado Encontro de Negócios Alimentos e Bebidas de MT, o primeiro realizado com foco na indústria da panificação. Este semento está em plena expansão no estado mato-grossense.
Trinta fornecedores de massas, misturas, salgados congelados, sorvetes, água mineral, refrigerantes, bebidas isotônicas e energéticas, molhos, embalagens, utensílios e fornos industriais, entre outros, estavam expostos formando um círculo no Salão das Árvores do Centro de Eventos do Pantanal. Dentro dele, várias mesas e cadeiras ficaram à disposição os empresários para as rodadas de negócios, agendadas espontaneamente. O espaço ficou lotado entre as 18 e 21h. Nos próximos dias, o Sebrae MT terá o balanço das rodadas de negócios.
O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Mato Grosso (Sindipan MT) foi parceiro do Sebrae MT no evento. Carlos Polacco, presidente da entidade, acompanhou o encontro e circulou entre os empresários. “Este evento é importante por aproximar panificadores de fornecedores para conhecerem melhor o segmento. Nos últimos cinco anos, crescemos muito. Este ano, devemos crescer mais de 10%”, informou Polacco.
A chegada de pessoas de outros estados para viver em Cuiabá, o aumento do poder aquisitivo, a correria da vida urbana e a inserção da mulher no mundo do trabalho ajudam a ampliação do setor de alimentos e bebidas, segundo o presidente do Sindipan MT. Este é um fenômeno que ocorre em todas as regiões metropolitanas do país e aqui também, argumentou.
Para Domingos José Rodrigues Silva, diretor do Sidnipan MT, que também participava do evento, as padarias se tornaram espaços de convívio social e isto também corrobora o crescimento do segmento. “Hoje, as pessoas vão à padaria para tomar café, assistir jornal na tv, bater papo e não apenas para comprar pão”, disse ele. Ele é dono da Panificadora Pão Dourado no CPA3, há 16 anos, e diz que acompanha a evolução do papel das padarias na vida da cidade.
Equipamentos, embalagens e insumos
O gerente de vendas da Euroformas da capital paulista, Fernando Pinho, estava admirado. “Sabemos do potencial de Mato Grosso e estamos conhecendo o mercado. Os contatos estão acima de nossas expectativas. É a primeira vez que participamos de evento de negócio em Cuiabá”, disse satisfeito. A Euroformas fabrica fornos industriais, armários para crescimento de pães, utensílios em inox e alumínio em geral para restaurantes, pizzarias, panificadoras, etc “Estamos buscando parcerias em Cuiabá, pois não temos representante comercial aqui”, informou.
A distribuidora de embalagem Sorpack de Cuiabá também participava pela primeira vez de um encontro de negócio do Sebrae. A empresa comercializa embalagens de plásticos para armazenar alimentos, luvas, toucas, máscaras, álcool 70°, entre outros. A linha de alimentos como sucos, pudim, flan, mousse, proteína de soja também fazem parte do mix de produtos da Sorpack.
“Nossa clientela são marmitarias, restaurantes, hospitais”, explicou Naiá Luz, gerente de vendas. A empresa vende no atacado e varejo e possui loja na Av. Beira Rio, informou a gerente. O mercado cuiabano cresce rápido e as pessoas precisam de embalagem para vender mais, comentou Naiá.
Chips de mandioca
A Acori Alimentos de Acorizal fez muito sucesso com seus chips de mandioca e banana no Encontro de Negócios. Todos queriam experimentar as guloseimas. A fabricação é feita a partir do plantio irrigado na propriedade rural de Claudemir Pinto Paixão, proprietário da marca, há cerca de um ano. A mandioca é cultivada sem agrotóxico, com adubação orgânica e, devido a grande demanda pelos deliciosos chips, ele acaba de montar parceria com agricultores familiares da região para aumentar a produção. A fritura é artesanal e o empreendimento gera atualmente cinco empregos diretos.
Os chips Acori são vendidos para distribuidoras de Manaus, Rio de janeiro e Juína. Algumas lanchonetes de Cuiabá os vendem. Durante a Copa, ganharam o mercado. No momento, Claudemir conta que está adquirindo novos equipamentos, que deverão ampliar a produção em 200%. Ele já fez e continua fazendo cursos do Sebrae para estruturar melhor o negócio. A empresa também comercializa polvilho, mandioca em natura e fatiada. A produção não gera resíduos, ressalta o empresário.
“Fiz ótimos contatos que vão render boas encomendas. É a primeira vez que participo de evento assim. Participarei de todos que tiverem. É muito bom”, afirmou Claudemir.
Pães
Em matéria de pães, a oferta era farta no evento. A Pão Nobre de Cuiabá apresentava pães congelados para padarias e minimercados, além de equipamentos (forno industrial, armário, freezer, etc) . Há quase dois anos no mercado, a empresa participa do Projeto do Setor Alimentos e Bebidas da Região Metropolitana de Cuiabá do Sebrae MT e está recebendo consultorias e fazendo cursos. Mariana Perini Durigan, sócia-proprietária da Pão Nobre, estava satisfeita com os contatos. Visitantes degustaram pão de queijo da marca, assado na hora em um forno exposto no estande da marca.
A indústria cuiabana Chipa’s, com 24 anos de atividades, expôs sua produção de pães de forma integrais, de hambúrguer e bisnagas. Wiliam Vinaud, diretor da empresa, revelou que havia feito, 15 contatos promissores. “A gente fecha os negócios, depois”, disse. Para ele, o evento deve se repetir e ser mais longo, pois o setor é amplo e cresce muito. Ele também participa do projeto do Sebrae MT.
A Soares Brandão, especializada em equipamentos para padarias, restaurantes, lanchonetes e cafeterias, estava repleta de interessados em seu estande. “Temos bastante negócio em andamento”, afirmou Orivaldo Barteli. A empresa tem 20 anos de mercado e é testemunha do potencial de expansão do setor de alimentos e bebidas em MT.