Especialistas listam recomendações para que a sua pequena empresa economize recursos e custos
Reduzir o consumo, inovar e compartilhar idéias. Um empreendedor pode tornar a sua pequena empresa sustentável com a adoção de algumas práticas. Para Dorli Terezinha Martins, consultora do SEBRAE-SP, um desperdício que a maioria das empresas tem em comum é o de energia. “pintar as paredes de branco melhora a iluminação e abrir algumas janelas pode diminuir o consumo de ar-condicionado”, explica. A ecoeficiencia é um modelo de gestão que tem como foco a redução de recursos naturais e materiais. “a grande vantagem para o pequeno empresário é a redução do impacto e uma economia no bolso”, afirma Claudio Tieghi, presidente da Associação Franquia Sustentável (AFRAS). Para ele, a economia vai além do dinheiro, a redução de consumo é uma iniciativa sustentável.
1. FAÇA UMA REVISÃO
A manutenção das máquinas precisa ser feita regularmente e a parte elétrica da empresa não deve ser negligenciada. “algumas ligações são completamente inadequadas e, além de ser um desperdício de energia, corre-se o risco de provocar um acidente”, afirma Dorli. Para Tieghi, há casos em que o empresário vai precisar investir a médio e longo prazo. “Trocar lâmpadas tradicionais por led, substituir o refrigerador antigo ou trocar o ar condicionado por um que modula de acordo com o consumo de energia”, exemplifica.
2. IDENTIFIQUE ALTERNATIVAS
Energia limpa, separar o lixo e reutilizar embalagens são algumas questões que entram no tema da sustentabilidade. Mas, para Balian, é preciso uma pesquisa básica antes que o empresário comece a adotar medidas em seu negócio. Para Tieghi, o que tem que ser trabalhado é o entendimento sobre o custo, pois não adianta começar a investir em produtos mais baratos, mas a que não se sabe se é ecologicamente correto. “O empresário pode obter receitas de produtos caseiros, por exemplo, e assim pode reduzir o consumo de produtos industrializados”, explica.
3. BUSQUE PARCERIAS LOCAIS
Separar produtos para a reciclagem é um esforço que a maioria dos pequenos empresários faz. Entretanto, é exatamente essa prática que o desmotiva, pois a coleta acaba misturando tudo que ele separou. Dorli explica que existem ecopontos na capital paulista, por exemplo, e que é possível se aliar a pequenas cooperativas.
Para Tieghi, entregar os produtos recicláveis para um coletor da região já é um direcionamento melhor dos resíduos que a empresa produz. “Às vezes, o pequeno empresário acha que poucas iniciativas não fazem sentido, mas não é verdade”, explica.
4. ENVOLVA TODOS
A tendência do consumidor é reconhecer as atitudes de um empresário que está contribuindo com a sustentabilidade do planeta. “Se bem divulgado, o cliente valoriza”, afirma Balian.
Além disso, Tieghi ressalta a importância do empresário envolver os funcionários.
“Um elemento importante na sustentabilidade é a oportunidade de relacionamento, educação e engajamento”, explica.
5. CONTROLE OS GASTOS
Copos plásticos, papeis e produtos de limpeza são alguns produtos que fazem parte da rotina da maioria das pequenas empresas. Para Tieghi, o controle é o melhor aliado para a economia. Uma planilha com registros sendo atualizados mensalmente já auxilia o empresário.
Fonte: Exame.com