Projeto Procompi Cerâmica reúne empresários do setor em Ji-Paraná
28/05/2014
O evento, que aconteceu em fevereiro, no município de Ji-Paraná, é uma promoção do ROCOMPI/CNI/SEBRAE, no âmbito do projeto Procompi-Cerâmica, que atende a 27 empresas rondonienses. O superintendente da SUCOR e IEL/RO, Elcimar Santiago Fernandes, representou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú, nesta reunião de trabalho, que contou com a presença do presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica, Túlio Pablo Aparecido de Almeida, empresários locais do segmento, assim como representantes da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER). A coordenadora do Núcleo de Inovação do IEL/RO, Sharlene Picolotto também marcou presença.
Representantes da SEDAM, José Trajano dos Santos e Rosenildo Pereira, ministraram palestras tendo como tema aspectos legais da exploração de jazidas para a indústria cerâmica, sob o contexto ambiental. O representante da CPRM falou sobre o mapeamento geológico do estado, evidenciando as ocorrências mais importantes de argila para a produção cerâmica. Ainda durante o evento, o gerente técnico da ANICER, Bruno Frasson explanou sobre a metodologia e programa a ser adotado na execução das consultorias às empresas do setor cerâmico. Na oportunidade, Frasson também esclareceu dúvidas e respondeu aos questionamentos dos participantes.
Este foi o segundo seminário promovido pela FIERO com a participação de instituições reguladoras e da indústria cerâmica do estado. Este encontro faz parte das ações previstas no projeto Procompi Cerâmica, que a Federação desenvolve há quatro anos, e já atendeu outros segmentos como panificação, confecções, gráfico, construção civil, e agora a indústria cerâmica que está entrando na terceira edição do projeto.
O assessor da FIERO, Antônio Rocha Guedes explica que a ANICER é a entidade contratada para realizar as consultorias do Projeto Cerâmica. “Entre as ações destacamos a consultoria na área de programa setorial de qualidade e outra na área de gestão ambiental. Ambas da maior importância para o segmento”, disse. O assessor ressalta ainda que um curso de gestão empresarial será ministrado como parte do mesmo pacote de consultorias em fase de contratação diretamente com a ANICER.
Guedes enfatizou que o projeto não seria possível sem a participação da CNI/SEBRAE e apoio incondicional do presidente da FIERO, Denis Roberto Baú, e do SINDIER. “Vale destacar que contamos com o apoio do SENAI/Ji-Paraná e da superintendência do IEL/RO na organização do evento. Este é um trabalho efetivado por recomendação do presidente da FIERO, como forma de prestigiar e fortalecer os sindicatos, neste e nos demais projetos” afirmou o assessor.
Denis Baú destaca a importância do projeto em andamento. “Foi uma adesão voluntária das empresas que se interessaram e perceberam a necessidade destas ações. Em minha análise evento foi um sucesso, pois atendeu as metas programadas e também por estamos empreendendo ações de real importância para o segmento” argumentou o líder empresarial.
A terceira edição do Projeto Procompi iniciou em julho de 2013 e sua vigência é até dezembro de 2014. Houve a fase inicial de sensibilização e adesão, dentre outras formalidades para a constituição do grupo de empresas, e efetivamente a execução de todas as ações previstas, inclusive a elaboração de um diagnóstico já em fase de execução. A finalidade do diagnóstico é conhecer o perfil geral das empresas integrantes do projeto, que por amostragem vai dar uma visão aproximada da situação da indústria cerâmica rondoniense, bem como identificar o estágio inicial do projeto denominado T Zero.