PORTO VELHO - Localizado estrategicamente no Polo Industrial de Porto Velho, o Centro de Tecnologia de Mecatrônica CETEM/SENAI - Professor Dr. Volkmar Schuler foi projetado com o objetivo de atender prioritariamente à demanda crescente da indústria de Rondônia, tendo como foco a consolidação da cultura tecnológica, do conhecimento como base para a melhoria de vida do trabalhador da indústria objetivando impulsionar o desenvolvimento da indústria rondoniense mediante intercâmbio de transferência de tecnologia firmada entre a FIERO, SENAI e a Universidade Ulm, na Alemanha.
O CETEM, inaugurado na manhã da última quinta-feira (27/03) com a presença de diretores da Universidade alemã de Ulm, Tobias Mehlich, Norbert Richard Maier e Volkmar Schuler, vai impactar a comunidade com educação para o futuro. A escola constitui importante contribuição às empresas instaladas e àquelas que ainda estão por fixar suas unidades em Rondônia, dentro da atual política de atração de investimentos para o estado e de forma a garantir todo suporte aos segmentos industriais, principalmente, a metal mecânica.
O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Rondônia (SIMMERO), Adélio Barafaldi – um dos empresários presentes na solenidade parabenizou o presidente da FIERO, Denis Baú e o SENAI pela obra grandiosa. “Esta escola vai preparar mão de obra que terá condições de assumir as vagas de empregos disponíveis no mercado de trabalho e as empresas vão ganhar muito com isso. Então, qualquer esforço empresarial é válido para manter iniciativas como esta funcionando. O sindicato está à disposição do SENAI e quero destacar mais uma vez o trabalho e o esforço do presidente Denis para entregar este centro e quem está aqui no distrito tem a obrigação de dar continuidade às atividades e dar suporte para o SENAI”, falou.
O vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco, o secretário adjunto da SEAGRI, Adilson Pereira – representando o governador Confúcio Moura, a reitora da UNIR, Berenice Tourinho, o prefeito de Candeias do Jamari, Osvaldo Souza também elogiaram a iniciativa do Sistema FIERO e do SENAI.
Compondo a mesa de honra, o diretor regional do SENAI/RO, Silvio Liberato falou que o presidente Denis Baú é a pessoa que inspira a ousar e a servir. “Este é o primeiro passo de uma longa caminhada e o coroamento do histórico deste trabalho nascido de uma parceria com a Câmara de Ulm e da ousadia de algumas pessoas. Hoje este empreendimento está se concretizando e significa um marco para a indústria rondoniense. O CETEM é muito mais que um centro de educação. Vai ser um centro de inovação ligado a 61 institutos de tecnologia do SENAI e 23 institutos de inovação por todo o país, e principalmente foi construída com o objetivo de interagir com as empresas situadas no distrito industrial, para atender as demandas destes empreendedores, que é a razão de ser desta instituição e do Sistema FIERO”, afirmou.
O presidente da FIERO, Denis Baú iniciou seu pronunciamento dizendo que seus antecessores discorreram muito bem sobre a importância e amplitude de inaugurar em plena região Amazônica uma escola com alto nível de conhecimento. “A meu ver, a riqueza deste mundo nunca acaba, mas muda de mão. Na nossa visão empresarial é que o agente transmissor desta riqueza é o conhecimento aliado ao talento de cada um de vocês. A importância da educação é fundamental”, argumentou.
Baú lembrou comentário feito por Tobias Mehlich, presidente da Câmara da cidade de Ulm – cidade natal de Einstein, citando o CETEM como um laboratório alemão e uma ilha de inovação alemã na Amazônia com equipamentos de última geração. Tobias comparou a nova escola com um campo de futebol. “O campo está pronto. Os treinadores são os docentes que estão sendo treinados na Alemanha, mediante este convênio assinado com a Câmara de Ulm. E os jogadores são os nossos jovens alunos formarão o time. E posso garantir para o presidente Tobias que este time é formado por vencedores. Um time que vai ganhar de goleada o futuro, graças a transferência de tecnologia e os ensinamentos que a Alemanha têm proporcionado para nós” disse.
Para finalizar, o líder empresarial provocou dizendo que se houvesse um país com o a disciplina alemã e a criatividade brasileira, este seria o melhor e o mais importante pais do mundo. “A nossa sociedade rondoniense vai poder unir estas duas qualidades e desta forma formaremos uma equipe vencedora”. Na sequencia aconteceu o descerramento da placa da escola e um tour pelas dependências do CETEM.
FONTE: COMUNICA