No dia 20 de março, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Fabio Arruda Mortara, juntamente com os empresários Jair Leite, presidente da ABIGRAF-PR, e Ricardo Minguez, diretor do Grupo Empresarial de Envelopes da ABIGRAF-SP, esteve em Brasília para expressar, junto ao Ministério da Comunicação, a preocupação da indústria gráfica com a entrada dos Correios no mercado de impressão de dados variáveis.
Em reunião com Luciana Pontes e Franklin Furtado, respectivamente subsecretária de Serviços Postais e subsecretário adjunto, os representantes das entidades questionaram as notícias de que, até abril, a estatal deve concluir parceria com a Valid para a criação de uma terceira empresa prestadora de serviços de certificação digital, impressão descentralizada e emissão eletrônica de documentos, como boletos, faturas e extratos. Se aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a transação terá como alvo o atendimento a bancos, administradoras de cartões de crédito, concessionárias e outros grandes usuários de comunicação impressa com seus clientes.
O valor da transação continua desconhecido, mas sabe-se que os Correios teriam participação de 49% no novo negócio. “Esse modelo compete de modo direto com as gráficas e, ao verticalizar todo o processo produtivo e logístico, cria nítidas vantagens concorrenciais para a nova empresa, sem falar no ganho de escala, que vai gerar desequilíbrio e acirramento da concorrência no mercado gráfico, agravando as já severas condições que atravessamos”, alertou Mortara.
Sobre a ABIGRAF – Fundada em 1965, a entidade representa cerca de 21 mil indústrias gráficas e possui regionais em 22 estados. Em 2013, alcançou um PIB de R$ 44 bilhões – 6,7% menos do que no ano anterior. A projeção para 2014 é de queda de 1,7%. As micro e pequenas empresas constituem 96,8% desse universo.