A Marmomacc, em sua edição de 2013, realizada no período de 25 a 28 de setembro, na cidade de Verona, recebeu público pouco inferior ao de 2012, mas teve alguns destaques importantes referentes à participação brasileira.
Pela primeira vez, neste evento, o pavilhão brasileiro, organizado pela Abirochas com apoio de recursos financeiros da Apex-Brasil, foi totalmente adaptado à marca Brasil Original Stones, cujos conceitos têm norteado os novos esforços de promoção comercial do Projeto Apex/Abirochas. Com a presença do Diretor de Negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana, e do Presidente da Abirochas, Reinaldo Dantas Sampaio, realizou-se solenidade de assinatura do novo convênio Apex/Abirochas, para o biênio 2014-2015.
Outro fato destacado foi a apresentação do XXIV Rapporto Marmi e Pietre nel Mondo 2013, apresentação esta realizada pelo Dr. Carlo Montani no próprio pavilhão brasileiro. O livro do Dr. Montani incluiu matéria especial designada “Dossier Brasile”, onde se coloca o País como líder do setor lapídeo no Ocidente. A Abirochas sente-se honrada por essa distinção, bem como por ter sediado o lançamento da mais antiga e importante publicação técnica sobre o mercado mundial de rochas ornamentais.
Também muito significativo foi a solenidade de lançamento da Marmomacc Latin America, que sela a parceria da Verona Fiere com a Milanez & Milaneze para a realização da Feira Internacional do Mármore e Granito, envolvendo os eventos anuais de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.
Esses importantes marcos de promoção comercial estão atrelados ao bom momento brasileiro no mercado internacional do setor de rochas, assim como o fortalecimento de nossas relações comerciais com a Itália, agora alicerçadas na tecnologia de máquinas e equipamentos.
Já se vislumbra a recuperação da economia europeia, o que deverá revitalizar alguns tradicionais mercados para os produtos brasileiros do setor de rochas. Essa revitalização deverá retomar a importância relativa da feira de Verona entre os grandes eventos mundiais do setor, não só como porta de entrada para o mercado europeu, mas também para países de outros continentes, sempre presentes ao evento.
Destaca-se, em relação ao mercado europeu, uma janela de oportunidade na Alemanha e, particularmente, na cidade de Berlim, onde se noticia pressão de demanda para atendimento de projetos imobiliários de alto padrão ora em desenvolvimento. O jornalista Peter Becker, editor da revista eletrônica Stone-Ideas, destacou essa oportunidade e referiu a favorabilidade da participação institucional brasileira em feiras setoriais da Alemanha. As empresas expositoras do Pavilhão Brasil Original Stones, apesar de registrarem um número menor de visitantes, relataram o bom potencial de vendas proporcionado pelos contatos efetuados durante a feira. Como se esperava, esses contatos não se restringiram a compradores europeus, o que mais uma vez traduziu o caráter internacional da Marmomacc.
Um número expressivo de países está optando pela participação em pavilhões nacionais, para aglutinação de suas empresas. Um número também significativo de países está, a exemplo do Brasil, pela apresentação de marca relativa aos seus produtos. Os novos participantes da Feira de Verona estão, sobretudo, representados por países africanos e do leste europeu, com os africanos exibindo materiais semelhantes aos exóticos brasileiros.
Assim como observado em outros eventos internacionais do setor de rochas ornamentais, também na Marmomacc é muito comum a apresentação de materiais brasileiros por empresas não brasileiras, sobretudo europeias e, particularmente, pelas italianas.
Participaram como expositoras no pavilhão brasileiro as empresas:
Também estiveram representados os associados do SIMAGRAN-CE e da ANPO, bem como a organização da Vitoria Stone Fair 2014.
Fonte: site da abirochas