O Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, e do Material Elétrico do Sul de Mato Grosso (Sindimec/Sul) realiza amanhã (10), às 8h, na praça em frente do Hospital Santa Casa de Misericórdia, no Bairro Vila Birigui, a plantação de 40 mudas de ipê. A ação faz parte de projeto desenvolvido pela entidade em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis.
De acordo com a presidente do Sindimec-Sul, Neiva Maria Alves Rodrigues, o foco da iniciativa está centrado no ipê-amarelo. Isso porque a finalidade do projeto é de resgatar a valorização dessa espécie de árvore, que por meio de campanha promovida pelo Jornal A TRIBUNA escolheu a árvore que ficava na Praça Brasil como uma das Sete Maravilhas de Rondonópolis.
A ideia é que o plantio ocorra por um bom tempo, por isso o próximo local já foi escolhido. Será na praça da Vila Goulart, na frente da Capela Rosa Mística, onde a quantidade de espécies que a localidade receberá dependerá de estudo que será feito por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O planejamento do Sindimec é de que os ipês cheguem a várias partes da cidade, principalmente neste tempo chuvoso entre os meses de novembro a abril.
Posteriormente, o objetivo é que a segunda etapa do projeto seja iniciada no mês de novembro do ano que vem. O vice-presidente do sindicato, Ermínio Brendler, enfatizou que nessa próxima etapa a proposta é buscar mais parceiros e colocar uma maior quantidade de mudas à disposição.
APOIO DA POPULAÇÃO
O plantio de mudas de ipês, previsto para amanhã, será aberto à comunidade. O objetivo do projeto é fazer com que a sociedade, de um modo geral, se aproprie desse resgate de uma parte da história de Rondonópolis.
Para o vice-presidente, Ermínio Brendler, a população pode colaborar com a iniciativa, denunciado atos de vandalismo contra essas árvores.
BENEFÍCIOS
Além do fascínio que os Ipês exercem sobre as pessoas pela sua beleza, cada vez mais eles são escolhidos para serem plantados nas cidades por diversos motivos: porque exigem poucos cuidados, são de grande porte, tem raízes profundas, absorvem a poluição, reduzem ruídos das ruas e deixam o ar mais fresco.